Connect with us

Shampoo para crescimento não é eficaz, conheça soluções que funcionam

Famosos

Shampoo para crescimento não é eficaz, conheça soluções que funcionam


Envato

A Dra. Luciana Passoni, dermatologista e tricologista, explica o porquê shampoo para crescimento não é uma opção eficaz e apresenta 5 formas de tratamento que realmente ajudam no crescimento capilar e no combate à queda de cabelo.

Shampoo para crescimento funciona?

A especialista explica que “os shampoos podem ter substâncias vasodilatadoras e nutritivas, mas que penetram muito pouco no couro cabeludo”. Desse modo, “o shampoo para crescimento não funciona mesmo, porque não existe nenhum shampoo, nenhum cosmético, que penetra no couro cabeludo a ponto de fazer esse efeito”.

Assim, para ser eficaz, a solução precisa “penetrar o couro cabeludo, como um veículo alcoólico, um veículo lipossumal, um veículo com ativos que permeiam, em micromoléculas, o couro cabeludo”. A seguir, entenda o que realmente funciona para o crescimento capilar.

O que realmente auxilia no crescimento de cabelo

Para garantir o crescimento saudável do cabelo, em caso ou não de queda excessiva, segundo a especialista, a primeira coisa que deve ser feita é “procurar um médico tricologista, realizar avaliação para um diagnóstico correto e iniciar o tratamento”. Ela lista alguns dos ativos e formas de tratamento mais comuns:

  • Minoxidil: a tricologista explica que “essa substância atua no estímulo para o crescimento capilar, aumentando o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do couro cabeludo e prolongando a fase de crescimento dos fios”.
  • Finasterida: “amplamente utilizada para tratamento da alopecia androgenética, a finasterida aumenta o crescimento do cabelo e previne a queda”, conta.
  • Espironolactona: de acordo com a Dra. Passoni, “essa substância, que pode ser usada para o tratamento da alopecia em mulheres, age retardando a progressão da queda e promovendo o estímulo ao crescimento capilar”.
  • Microagulhamento com drug delivery: ela explica que essa técnica “consiste na utilização de microagulhas no couro cabeludo, facilitando, assim, a penetração de medicamentos, cremes e loções para tratamento capilar, potencializando seus efeitos”.
  • Aplicação do laser Erbium YAG diretamente no couro cabeludo: “possui a finalidade de aumentar o fluxo sanguíneo e a atividade metabólica local, além de potencializar a penetração de ativos e substâncias que estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios”, detalha.

Além dessas formas de tratamento, a partir da avaliação realizada pela tricologista, é possível identificar a carência de alguma substância no organismo. Para regularizar essa situação, pode ser recomendada “a reposição, por meio da manipulação ou uso de suplementos industrializados. As vitaminas têm grande impacto na saúde dos cabelos. Entre elas, A, B e E são as mais específicas, pois estimulam o crescimento, controlam a queda e ajudam a melhorar a textura dos fios”, explica a Dra. Passoni.

A deficiência de minerais também pode provocar o aumento da queda de cabelo. “O zinco e o silício, encontrados em alimentos (como ostras, fígado, leite e farelo de trigo), são alguns dos minerais mais importantes para o controle da queda”.

Para incentivar o fortalecimento e o crescimento natural do cabelo, a Dra. reforça a importância de uma alimentação adequada. “Células do cabelo precisam de proteínas, além das vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis, por isso inclua alimentos como ovos, peixes, leite, carne vermelha, abacate, espinafre, batata-doce e feijão, que são importantes para mantê-los fortes”.

Ainda, ela recomenda: “amêndoas têm alta concentração de biotina, que tem a função de prevenir a queda dos cabelos”. Frutas cítricas também são boas para auxiliar a “proteger as fibras de colágeno na raiz e nos fios”. Em todo caso, a profissional reforça que “não existe uma solução milagrosa. Primeiro, é necessário avaliar a intensidade do problema”. Por fim, “Lembre-se sempre: Beba água! O seu corpo e cabelo não se hidratam sozinhos”.

Agora, você já conhece tratamentos eficazes para o crescimento capilar, lembrando sempre que é essencial consultar um especialista e realizar exames para identificar o que seu corpo realmente precisa. Saiba identificar quando deve se preocupar com a queda de cabelo.





via

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Famosos

To Top