Connect with us

Dicas para preparar pratos lúdicos e coloridos para as crianças

Famosos

Dicas para preparar pratos lúdicos e coloridos para as crianças



A alimentação da criançada é algo que não dá para descuidar, principalmente agora, no período de férias escolares. No entanto, os responsáveis de plantão sabem que estimular os pequenos a se alimentarem de forma saudável não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas, é possível incentivá-los através dos pratos lúdicos.

Antes de mais nada, essa é uma estratégica voltada para quem quer incluir alimentos essenciais para o organismo. Ou seja, sabe aqueles alimentos que o seu filho não gosta de ingerir, por exemplo? Ele pode ser feito de uma maneira diferente, justamente para incentivar a criança de que ele não é ruim.

Um prato lúdico pode ser feito através de uma montagem divertida para a criança e até mesmo deixando a alimentação mais colorida, a fim de incentivar uma boa alimentação. Por isso, nós do Guia da Cozinha, separamos algumas dicas para quem quer começar esta prática. Confira:

Pratos lúdicos feitos com macarrão

Com bastante criatividade, a refeição das crianças pode se tornar mais divertida e saborosa | Foto: Shutterstock

Aposte na produção de pratos lúdicos desde o cozimento

Se tem uma coisa que os pequenos adoram e podem entretê-los neste período de férias escolares são as atividades práticas. Então, por que não deixar as crianças te ajudarem na hora de preparar a comida. Mas é claro, tudo com muito cuidado e de acordo com a faixa etária!

Você pode deixar que eles te ajudem em pequenas tarefas — longe de objetos cortantes — ou até mesmo como um bom observador. Dessa forma, fica mais fácil de entender a importância dos alimentos e até mesmo de convencer seus filhos a experimentarem novas comidinhas na cozinha.

Nesse sentido, vale a pena dar uma estudada na composição dos alimentos, falar dos nutrientes importantes e como eles podem ajudar no desenvolvimento dos pequenos. Ah, vale lembrar: essa tarefa é muito bacana, pois pode ajudar as crianças diversas tarefas como a matemática, afinal de contas, eles terão contato com quantidades e porções.

Pratos lúdicos que simula um coelho

É possível criar diferentes desenhos utilizando a comida | Foto: Shutterstock

Invista em pratos coloridos e bem caprichados

Agora é hora de usar a criatividade em conjunto! Sabe aquele animal favorito do seu filho? Você pode tentar reproduzi-lo na hora da montagem do prato. Mas, caso essa não seja a sua principal habilidade, dá para fazer rostinhos, desenhos ou o que mais a imaginação do pequeno permitir.

Na internet existem muitos exemplos do que você pode reproduzir. Além disso, há também as forminhas, que podem te ajudar a deixar a comida com a cara que você quiser. Então, mãos à obra: inspire-se nas redes sociais, em tutoriais no YouTube ou sinta-se livre para arriscar com suas próprias ideias.

Banana cortada simulando um avião

Com pequenos cortes, a banana pode virar um avião bem lúdico para as crianças | Foto: Shutterstock

 

Lancheiras saudáveis e criativas

Não deixe que os pratos lúdicos sejam um momento apenas reservado para a sua casa. Dá para reproduzir essas dicas na lancheira dos pequenos no período de volta às aulas! As lancheiras saudáveis se tornaram um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, incentivando os responsáveis a realizarem o mesmo.

Ao preparar as lancheiras de forma lúdica e criativa, os pais também conseguem expressar seu amor e afeto, além da preocupação como que os pequenos se alimentam no dia a dia. Para isso, é válido apostar no lúdico — ou seja, daquilo que a criança gosta e dá abertura para comer — então corte as frutinhas em formatos de coisas que eles gostam ou incentive uma refeição mais saudável através de bolos ou biscoitos feitos em casa.

Em poucos minutos, já é possível incluir os pratos lúdicos em todas as refeições: desde o café da manhã até a lancheira da escola. Além de melhorar a alimentação dos pequenos, essa é uma tarefa que não demanda tanto tempo, mas que faz toda a diferença para a saúde dos pequenos. Acredite!

Pães decorados simulando rosto de ursinhos

Com apenas duas fatias de pão e um pouco de pasta de amendoim você já consegue fazer um ursinho | Foto: Shutterstock

console.log(‘Aud01’);

The post Dicas para preparar pratos lúdicos e coloridos para as crianças appeared first on Guia da Cozinha.



via

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Famosos

To Top